data-filename="retriever" style="width: 100%;">Ariéli Ziegler - Comunicação da prefeitura de Santa Maria
Exames devem apontar se é diarreia comum ou se apresenta algum quadro mais grave relacionado ao surto
Matéria atualizada em 08 de Janeiro de 2020 às 19h25
Após a circulação de um comunicado da Vigilância Epidemiológica a hospitais da cidade, um novo caso de doença diarréica aguda, mais uma vez em um estudante do Sesi, está sendo investigado. Conforme o secretário de Saúde, Francisco Harrison, ainda não é possível confirmar se o quadro clínico da criança tem ou não relação com o recente surto na cidade, que foi dado por encerrado no dia 3 de janeiro.
VÍDEO: familiares de crianças que perderam a vida após infecção fazem apelo
A aluna, que não teve nome nem idade divulgados, teria sido atendida na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Florianópolis/ SC e encaminhada ao Hospital Universitário da cidade.
Após realizar bateria de exames e procedimento de hidratação, por volta de 17h a estudante apresentou melhora no quadro e foi liberada. A secretaria de Saúde, aguarda os resultados dos exames e a investigação do surto vai até o final de janeiro.
Conforme um comunicado, a recomendação é que profissionais de saúde intensifiquem o cuidado e o monitoramento dos casos.
- Depois que acaba o surto, durante 30 dias a gente fica em vigilância da população acometida. Não é a cidade toda, mas os casos que tem relação à escola do Sesi ficam em observação. A gente pede que os pais comuniquem caso as crianças tenham sintomas de dor abdominal e vômito. A mãe entrou em contato com a Vigilância Sanitária, falamos com medico do plantão lá, para obtermos o quadro clinico para saber se tem relação ou não com o surto. Como é uma criança que está viajando e já tem alguns dias do último caso na cidade, vamos aguardar os resultados dos exames e a evolução para saber se é diarreia comum ou se apresenta algum quadro mais grave ou se há exame compatível com os que a gente teve aqui - informou Harrisson.
Confira na íntegra:
A Vigilância Epidemiológica do município recebeu nesta manhã, dia 08/01/2020 , a notificação de caso novo de doença diarréica aguda de estudante da escola SESI. Devido a isso, a Vigilância Epidemiológica recomenda que sejam alertados todos os serviços e profissionais de saúde para intensificarem o cuidado e monitoramento de casos de doença diarréica aguda de pessoas relacionadas ao surto da escola SESI. Att. Equipe de vigilância epidemiológica SVS-SMS Santa Maria.